Com o aproximar desta data, e como esperado, o mercado tem sido inundado de soluções, opiniões e comunicações extraordinárias a pedir consentimentos. E sempre que existe um aumento considerável no número de comunicações é normal que quem as receba possa baixar o nível de alerta e de atenção, algo que costuma ser aproveitado em esquemas fraudulentos.
Prova disso é o facto de nestes últimos dias terem sido reportados esquemas fraudulentos, sobretudo esquemas de Phishing utilizando nomes e marcas sonantes e tendo como suposta motivação a atualização de dados ou o pedido de consentimento dos mesmos ao abrigo do RGPD.
Este método de fraude online, o Phishing, funciona através de um “engodo”, normalmente email, no qual redireciona as pessoas para páginas online e não fidedignas onde serão convidadas de partilhar os seus dados.
Esta partilha de dados, podendo ser dados pessoais, dados de log in em diversas plataformas, dados bancários etc, apenas servirá para o uso abusivo por parte de terceiras entidades, normalmente denominados de piratas informáticos.
A ocorrência deste tipo de esquemas fraudulentos tem tido um aumento galopante, algo bem patente nos números de 2017 nos quais se verificou aumento de 870% face a 2016, não se prevendo um abrandamento num futuro próximo.
Por isso todo cuidado é pouco e, para que se possa proteger, a ROOX elaborou um conjunto de medidas que o pode ajudar a identificar um ataque de Phishing:
Se, e apesar de todas estas precauções, for vítima de phishing ou sinta que a sua empresa não está devidamente segura face a este ou outro tipo de ataques informáticos fale connosco. A ROOX possui equipas especializadas, dotadas de know-how técnico e soluções apropriadas e adaptáveis à sua realidade.
Proteja os seus dados, proteja o seu negócio.