Nada disto é novidade e o tema em si já é amplamente discutido no seio empresarial português. Seria por isso de esperar que grande parte das PMEs portuguesas estivessem a tirar proveito desta ferramenta e do canal de comunicação direto com um consumidor cada vez mais digital. Mas a realidade não poderia ser mais diferente.
O estudo recente da PSE conclui de forma muito clara que as PMEs portuguesas estão a perder grande parte das vantagens que a economia digital tem para oferecer e, que mais de 25% destas nem sequer tem uma estratégia digital implementada.
Mas não pense que o número de empresas que não está a tirar total partido do mundo digital se fica por aqui. Segundo esse mesmo estudo, 37% das PMEs portuguesas ainda estão numa fase muito inicial do uso do digital e 16% não vão para além da elementar comunicação de produto ou conteúdo de forma não organizada.
Ao todo, quase 80% das PMEs portuguesas estão em níveis de maturidade muitos baixos no uso de ferramentas digitais, utilizando apenas o email e sem nunca perceberem o real valor de plataformas como Facebook, Instagram, twitter ou YouTube na comunicação com os seus clientes.
É certo que diferentes setores de atividade terão diferentes estados de maturidade nesta questão, sendo até bastante provável que essa transformação tenha acontecido de forma diferenciada de empresa para empresa consoante a constatação das alterações comportamentais dos seus clientes.
A verdade é que mais cedo ou mais tarde a sua empresa será “forçada” a entrar neste mundo digital, por isso entre neste comboio antes que seja tarde demais.
No marketing em geral, não existe uma formula mágica que solucione todos os problemas das empresas nem estratégias que possam ser copiadas e que tenham os mesmos resultados, mas existem alguns passos básicos que o poderão ajudar.
Para que a sua empresa seja bem-sucedida no marketing digital tem de perceber que o amadorismo nunca será uma escolha acertada. Certamente que não está à espera que, num restaurante de topo, a sua refeição seja preparada por um “barman”, por isso não espere que o “rapaz da contabilidade que dá uma perninha no Marketing” consiga tirar total proveito desta ferramenta.
Identifique de forma clara quem é o seu público-alvo e quais os seus comportamentos enquanto consumidores, assim poderá perceber de forma mais clara onde é que os seus clientes estão e quais os canais que lhe permitem chegar até eles.
Não menospreze este passo. A comunicação parte do principio da afinidade de interesse e por isso precisa de desenvolver um tipo de conteúdo que crie um ponto de contacto entre a empresa e o público o que quer impactar.
O consumidor moderno procura informações antes de comprar o que quer que seja, por essa razão o conteúdo que decidir publicar deve ter qualidade, ser relevante e ser facilmente encontrado.
Definir um cronograma de ações é fundamental para que possamos potencializar cada uma das ações isoladas. Tal como a sua empresa está a trabalhar esta ferramenta, o seu concorrente também está. Fazer ações isoladas sem coerência entre si ou sem correlação entre cada um dos canais por si escolhidos poderá cair em saco roto.
Quando pensou em criar um plano de Marketing Digital certamente que também pensou nos resultados que esperaria obter. Mas pensar não basta. Elabore objetivos a curto, médio e longo prazo e associe métricas realistas e mensuráveis de acordo com os seus objetivos. Use plataformas como o Google Analytics, ou ferramentas próprias das plataformas sociais para conseguir aceder a essas mesmas métricas.
Este ponto é especialmente importante. No marketing Digital, cada caso é um caso, e existem milhares de ações que conjugadas entre si poderão dar milhões de “outcomes” diferentes, por isso esta monitorização permite-lhe saber quão bem-sucedido está a ser e a onde poderá melhorar.