Abril 2020

Tenha uma gestão simples e eficiente do parque informático da sua empresa

Um estudo recente da HMD Global 2018 revelou que 85% das empresas, na europa Ocidental, tem uma política de BYOD (Bring Your Own Device) no que toca a smartphones, permitindo assim que os seus colaboradores usem os seus próprios smartphones como instrumento de trabalho.

Este número avassalador poderá ser explicado por inúmeros fatores, nomeadamente fatores de conveniência para o utilizador, mas sobretudo por questões logísticas.

Segundo este mesmo estudo, encontrar uma frota de smartphones que responda de forma eficaz às diferentes necessidades dos colaboradores, tendo em conta as suas preferências de utilização sem nunca colocar em causa a política de segurança da empresa tornou-se uma tarefa bastante complexa.

Apesar de diferentes estados de maturidade tecnológica e da dimensão da empresa influenciarem o tipo de necessidades de segurança, a verdade é que cada vez mais, na generalidade as empresas escolhem a segurança como o fator mais importante na escolha de uma “frota” de smartphones e outros devices.

Se por um lado a politica de BYOD ajuda a resolver as questões de diferentes necessidades e de diferentes preferências de cada colaborador, a verdade é que acrescenta uma maior complexidade nas questões de segurança e gestão do “parque informático”.

Aliás, saber e catalogar todo um parque informático de smartphones pessoais, com todas as informações técnicas relevantes pode ser uma verdadeira dor de cabeça.

Para agilizar toda essa gestão e para a fazer de forma mais eficiente, e controlada, use ferramentas especializadas para o efeito.
Um bom exemplo de uma ferramenta para esse fim é a solução Air Watch, da VMWare, que possibilita uma gestão centralizada do parque informático.

Destacamos aqui algumas das funcionalidades que o poderão fazer ver com outros olhos o tema da gestão eficiente e segura de BYOD:

  • Gestão do ciclo de vida de equipamentos, sejam portáteis, smartphones ou mesmo IoT;
  • Configurações Over-the-air enviadas instantaneamente para todos os equipamentos, tanto a nível de políticas como aplicações ou atualizações;
  • Configurações de segurança, adaptativas, que garante acesso a apps conforme contexto;
  • Apagar remoto, instantâneo, de informação sensível para a empresa;

Não perca mais tempo com ficheiros Excel, ou com mapas e flow charts feitos por si. Deixe que a tecnologia trate de tudo. Contacte-nos e nós teremos todo o prazer em lhe explicar como o Air Watch da VMWare pode tornar a gestão de BYOD mais ágil, simples e rápida!

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.