12 Junho 2020

-

PCmag, The Verge

A VPN pode prevenir que os dados dos seus clientes sejam vendidos

Para entendermos o valor de uma VPN temos de considerar os cenários possíveis onde esta possa ser utilizada.

Certamente que já lhe aconteceu estar num café ou no aeroporto e ligar-se a uma rede pública para aceder ao email, LinkedIn ou até mesmo ver o seu saldo bancário. Já pensou, por exemplo, se a rede “Starbucks_wifi” é a verdadeira e na quantidade de dados pessoais e dos seus clientes que são transmitidos nessa rede?

Esta preocupação está cada vez mais presente nas sociedades de advogados principalmente porque estas abrigam todo o tipo de informação sensível dos seus clientes e tornam-se um alvo apetecível para ciberataques, obrigando-as a tomar medidas necessárias para a manter a sua informação segura.

A realidade é que qualquer pessoa pode criar uma rede Wi-Fi com o único propósito de recolher e vender informação sensível. E, como pode ter ouvido falar, a VPN (Virtual Private Network) é universalmente recomendada para lidar com esta realidade.

Existe imensa oferta de serviços VPN com informação extensiva o que complica o processo de escolha daquele que melhor se adequa às nossas necessidades.

Mas uma forma muito simplificada de entender o que é uma VPN é que esta permite criar uma ligação segura e encriptada entre o seu computador, tablet, smartphone, etc. e um servidor privado em qualquer sitio.

E, como o nome indica, é uma Rede Virtual Privada que lhe permite ter uma presença online anónima que pode prevenir que os seus dados sejam vendidos porque previne que qualquer pessoa veja ou modifique os dados que são transmitidos na rede.

Como escolher uma VPN?

A maior parte das características são comuns a todos os tipos de fornecedores de VPN e englobam:

  • Conectar remotamente, de forma privada, à rede da sua empresa
  • Proteger os seus dados numa rede Wi-Fi pública
  • Acesso a websites bloqueados

Não existe um serviço de VPN que cumpra todos os requisitos dos vários tipos de pessoas e empresas porque estes têm necessidades diferentes.

Afinal, o que é necessário para começar a utilizar uma Rede Privada Virtual?

A resposta simples é: evitar utilizar um serviço VPN grátis, pela mesma razão de que não vai confiar numa Wi-Fi pública porque não sabe quem está a ver os seus dados. Procure saber como o fornecedor da sua escolha trata os seus dados e os locais onde vai ser possível aceder a este serviço.

Há muitos pontos a considerar na escolha deste tipo de serviço e é importante que faça uma análise à sua sociedade e entenda qual a VPN que melhor se adequa às suas necessidades.

E, independentemente do fornecedor que escolher, com uma VPN vai ter mais privacidade e segurança online.

Caso tenha necessidade de encontrar um parceiro que faça a integração desta tecnologia com a infraestrutura da sua sociedade pode contactar a ROOX de forma a esclarecer como pode adicionar mais uma camada de segurança à sua presença online.

Fonte: PCmagThe Verge.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.