Junho 2019

-

Attorneyatwork

O que as novas tecnologias de informação podem fazer pela sua sociedade de advogados

A evolução tecnológica está a oferecer novas oportunidades ao setor legal. As sociedades de advogados estão, cada vez mais, a reconhecer a importância do uso das tecnologias de informação na modernização das suas práticas e no aumento da produtividade. Este valor das TI deve-se à necessidade de diferenciação, num mercado cada vez mais competitivo, sendo cada vez mais dificil a criação de uma proposta de valor que seja reconhecida pelos clientes, atuais ou potenciais.

Se por um lado a introdução de novas tecnologias de informação é uma clara oportunidade de diferenciação e de potencial crescimento, por outro, ainda existe uma enorme resistência, enraizada há muitos anos neste setor.

Uma das razões possíveis para esta resistência poderá ser a falta de acompanhamento e do conhecimento das novas tendências tecnológicas. De facto, representar clientes ao mesmo tempo que gere um negócio e se tenta estar atento a este mercado em constante evolução não é de todo uma tarefa fácil.

Mas aos poucos e poucos, o mercado do setor legal começa a despertar para os benefícios que as tecnologias de informação podem trazer. Exemplo disso é a transição gradual para o digital. Hoje em dia já é possível utilizar um simples tablet permitindo o acesso plataformas centrais que fazem toda a gestão documental da sociedade de advogados, permitindo até tirar notas e atualizar tudo em tempo real.

Esta ligação ao mundo digital, dá-lhe a possibilidade para que possa automatizar todas as métricas que medem a eficiência do escritório e qual o lucro que é gerado por cada processo.

A ROOX dá-lhe o exemplo de 3 destas métricas, ou KPIs, que podem ser facilmente seguidas e fornecer-lhe a informação que necessita a qualquer momento e em qualquer lugar:

  1. Origem dos Clientes – a angariação de novos clientes pode ser um processo extenso, demorado e onde possivelmente os clientes. Já existem soluções completas que permitem categorizar todos os seus contactos de clientes, identificar potenciais clientes, perceber qual a sua origem e porque razão chegaram até si, fornecendo-lhe assim insights sobre a melhor estratégia que se adequa para obter uma maior conversão. 
  1. Lucro gerado por cada assunto – A principal preocupação de uma sociedade é certamente fornecer um bom serviço jurídico, mas também, a medição da rentabilidade através da definição de objetivos e da monitorização de desvios. As novas tecnologias permitem a qualquer sociedade de advogados determinar o custo de todas e quaisquer ações através do controlo de tempo gasto em cada uma das atividades.
    Tenha todas estas informações atualizadas em tempo real e em qualquer lugar, para que possa tomar mais e melhores decisões a cada momento do seu dia-a-dia.
  1. Taxas de realização – Existem algumas tarefas diárias que necessitam de tempo despendido e, tal como já foi referido, o registo de todas as ações que foram dedicadas a um determinado cliente é certamente uma delas.
    Ao aplicar um processo que permite a pesquisa e o registo de todas estas tarefas, bem como a verificação da sua taxa de realização, é possível controlar toda a atividade da sociedade.
    Este é um mecanismo que automatiza o seu dia-a-dia diminuindo o tempo dispensadom combinando diversas variáveis de controlo da produção e de atividades, incluindo-as nas notas de honorários.

A automatização destes e outros KPIs, bem como o seu acesso instantâneo, permite-lhe tomar mais e melhores decisões atempadamente e contribuir assim para o aumento da competitividade e expansão da sua sociedade.

LawyerGest, uma solução desenvolvida pela ROOX, permite-lhe fazer todas estas automatizações dando-lhe também o acesso a uma monitorização completa e simplificada, atualizada em tempo real de todas as tarefas diárias, mensais ou anuais da sua sociedade.

Se já possui um ERP, não se preocupe, o LawyerGest permite uma integração perfeita para que possa controlar e aumentar a sua eficiência.

Veja aqui mais informação sobre este software de gestão para advocacia ou, se preferir, entre em contacto connosco.

Fonte: Attorneyatwork

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.