Maio 2018

RGPD: Tenha cuidado com as fraudes e ataques de Phishing

Dia 25 de Maio marca o inicio de um novo paradigma na União Europeia. O novo Regulamento Geral da Proteção de Dados entrará em vigor e vai trazer alterações práticas muito reais e exigir mudanças de mindsets em todas as empresas, seja que dimensão ou setor for.

Com o aproximar desta data, e como esperado, o mercado tem sido inundado de soluções, opiniões e comunicações extraordinárias a pedir consentimentos. E sempre que existe um aumento considerável no número de comunicações é normal que quem as receba possa baixar o nível de alerta e de atenção, algo que costuma ser aproveitado em esquemas fraudulentos.

Prova disso é o facto de nestes últimos dias terem sido reportados esquemas fraudulentos, sobretudo esquemas de Phishing utilizando nomes e marcas sonantes e tendo como suposta motivação a atualização de dados ou o pedido de consentimento dos mesmos ao abrigo do RGPD.

Este método de fraude online, o Phishing, funciona através de um “engodo”, normalmente email, no qual redireciona as pessoas para páginas online e não fidedignas onde serão convidadas de partilhar os seus dados.
Esta partilha de dados, podendo ser dados pessoais, dados de log in em diversas plataformas, dados bancários etc,  apenas servirá para o uso abusivo por parte de terceiras entidades, normalmente denominados de piratas informáticos.

A ocorrência deste tipo de esquemas fraudulentos tem tido um aumento galopante, algo bem patente nos números de 2017 nos quais se verificou aumento de 870% face a 2016,  não se prevendo um abrandamento num futuro próximo.

Por isso todo cuidado é pouco e, para que se possa proteger,  a ROOX elaborou um conjunto de medidas que o pode ajudar a identificar um ataque de Phishing:

  • Nunca abra nenhum email sem validar o remetente (sobretudo o domínio);
  • Caso o email tenha alguma hiperligação (link) associada, passe com o rato por cima e veja no canto inferior esquerdo do seu monitor para onde será remetido;
  • Caso tenha clicado na hiperligação (link) e tenha sido remetido para a página de um site confira os seguintes fatores:
    • Se endereço começa por https://
    • Se existe o simbolo de um cadeado fechado antes do https://
    • Se o domínio completo corresponde a um destino legítimo. (Tenha em atenção a alterações “estranhas” que possam existir no domínio ex: https://www.cgd.pt.mooo.com/
    • Se o nome ao lado no cadeado, mesmo que fechado, corresponde à entidade em questão.

Se, e apesar de todas estas precauções, for vítima de phishing ou sinta que a sua empresa não está devidamente segura face a este ou outro tipo de ataques informáticos fale connosco. A ROOX possui equipas especializadas, dotadas de know-how técnico e soluções apropriadas e adaptáveis à sua realidade.

Proteja os seus dados, proteja o seu negócio.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.