-
Duo Security
Antes de entendermos o que é a autenticação de dois fatores (designada também por 2FA) é importante perceber porque é que surgiu.
As passwords estão por todo o lado e precisamos delas para aceder ao nosso dinheiro, email e até vida social. No inicio, e por uma questão de comodidade, muitos de nós utilizávamos a mesma password para todas as nossas contas, mas o nível de complexidade dessas passwords nunca conseguiu prevenir o roubo de informação. Com apenas um ataque de phishing por email era possível roubar a “chave-mestre” e assim o acesso a todas as informações que estão associadas à nossa vida.
É aqui que entra o sistema 2FA que utiliza dois métodos de autenticação para fornecer acesso a uma conta:
Assim, mesmo que sofra um ciberataque, se tiver a sua password associada a estes fatores os atacantes não vão conseguir aceder às suas contas.
O sistema 2FA mais comum é a autenticação através de sms com um código de utilização única que é gerado a cada tentativa de login.
O mais moderno é a autenticação através de uma aplicação que lhe solicita aprovação no seu telemóvel ou smartwatch.
Depende. Por exemplo, a Watchguard lançou agora o seu sistema 2FA, o AuthPoint, que é administrado via cloud e que permite ao utilizador fazer a sua autenticação uma só vez para ter acesso a todo um leque de aplicações e serviços que possam necessitar de qualquer outro passo como segunda autenticação.
Se pretender ativar uma Autenticação de Dois Fatores, indicado para contas profissionais e de forma a que não entre em conflito com uma VPN ou uma outra solução já implementada na sua empresa pode contactar a ROOX para que seja feita auditoria antes de qualquer nova implementação para que se possa perceber qual a melhor solução para o seu caso.
Caso queira uma solução para uso pessoal pode usar o Google Autheticator que é bastante simples, intuitivo e lhe garante uma segurança a 100% nas suas contas.
Fonte: Duo Security