A Li-Fi é uma tecnologia descoberta pelo professor Harald Hass, em 2011 na Universidade de Edimburgo, que consiste numa alternativa ao já conhecido Wi-Fi.
O Wi-Fi permite a transmissão de dados através de ondas rádio. Por sua vez, o Li-Fi baseia a sua comunicação na emissão e deteção de impulsos de luz. Face a estas características, o Li-Fi poderá nunca substituir completamente o Wi-Fi, mas servirá de um complemento que poderá tornar as nossas infraestruturas muito mais eficientes.
A ideia passa por colocar um chip em todos os dispositivos de iluminação. Como a frequência a que esta tecnologia imite os impulsos, não é detetável pelo humano, poderemos ter ao mesmo tempo um dispositivo de iluminação mas que está também a transmitir informação. Assim sendo, estamos a falar de um potencial global enorme de transmissores que conseguem cursar informação a uma velocidade de 1Gbps.
A tecnologia continua ainda em desenvolvimento e o grande desafio é adaptar a mesma a toda a atual infraestrutura, de forma a não ter de criar algo de raiz para o Li-Fi.
Hugo Farinha
Marketing e Inovação