Um dia após o famoso 21 de Outubro de 2015 que remete para o filme Back to The Future, a RPGSI pede a todos para colocarem os pés no chão e aplicarem um “Back to Reality”.
A realidade neste caso é que as Passwords, ja eram. A segurança das mesmas é relativa e temos de iniciar um processo de desuso. Com base num artigo publicado pelo TheFiscalTimes.com, para além das passwords “mais seguras” serem cada vez mais difíceis de decorar, a efetiva segurança que as mesmas garantem é cada vez menor. Quase três quartos de todas as passwords são reutilizadas em várias contas.
Mesmo com todas as sensibilizações e protocolos internos para uso de passwords mais complexas, encontram-se ainda um número descontrolado de passwords como “123456” ou mesmo “password”.
O futuro passa então pelos Smartphones e a capacidade que os mesmos nos dão de conseguir uma autenticação mais segura. Dois tipos de autenticação destacam-se desde logo e são já possíveis hoje em dia:
Dupla Autenticação – Consiste no envio de um código para um dispositivo secundário, para além dos já normais dados de autenticação.
Biometria – Através, por exemplo, do uso da impressão digital para autorização de uma determinada ação. Vemos este tipo de autenticação ser já usado nos desbloqueio do próprio smartphone, bem como em ações de pagamento que podemos fazer através do mesmo.
O que pode fazer para já? Até que estas soluções tecnológicas sejam normalizadas em tudo o que usamos no dia a dia, garanta pelo menos que as suas contas mais sensíveis têm diferentes passwords definidas entre si e não têm termos básicos de fácil acesso,
Hugo Farinha
Marketing e Inovação