Pensando nos pequenos espaços comerciais, os mesmos têm um rácio de visitantes para colaboradores que permitem o chamado “Atendimento Personalizado”. O lojista, enquanto fala com o cliente e explora o seu pedido frente-a-frente, percebe a sua necessidade, enquadra o mesmo e guia-o para a venda pretendida. Sendo que todo este acompanhamento permite até ao momento de caixa efetuar vários upsells.
Este tipo de abordagem é impraticável para uma grande superfície. Não há estrutura que possa suportar os custos de colaboradores suficientes para o respetivo fluxo de clientes, por mais compensadora que fosse a percentagem extra de conversão obtida.
“Os Smartphones são os novos assistentes pessoais. Sabem aquilo que precisamos.”
No entanto, estamo-nos a esquecer dos nossos smartphones. Eles são os novos Assistentes Pessoais. Eles têm a capacidade de nos conhecer melhor que a nossa própria família e amigos e ao mesmo tempo conseguem saber aquilo que o mundo tem para nos oferecer.
Tudo se resume então à palavra que irá redefinir a tecnologia nos próximos anos: Contexto.
Os negócios têm de ser capazes de saber quando o seu cliente o visita, em que sítio da sua loja está, o que têm para lhe oferecer e, de preferência, correlacionar com aquilo que ele já comprou no passado. E tudo isto é já possível… De forma automática.
Promoções direcionadas para a pessoa certa, no momento certo e no local correto, mesmo quando ele está a passar à frente da prateleira correta, sendo o resultado final deste alinhamento dos astros apresentado sob a forma uma ligeira vibração e notificação do seu assistente pessoal de bolso: o Smartphone. Fantástico não é?
Isto para não falar de outras keywords fulcrais para a camada de gestão como: tempo de visita, percurso na loja, taxa de conversão, etc.
Mas não basta apenas a sua App que está a pensar publicar ou já tem no market de Android ou iOS. É necessário preparar a sua infraestrutura física para comunicar com os vários “assistentes pessoais” e integrar uma plataforma online para gerir toda comunicação personalizada.
“O Marketing de Proximidade consegue aumentos de 8% em vendas”
Este tipo de Marketing de Proximidade está já implementado nos EUA, com elevada expressão, conseguindo aumentos de vendas em determinados produtos na ordem dos 8%.
A aplicabilidade descrita é apenas uma de um leque de vantagens fantásticas para os negócios que decidam dar o próximo passo.
A RPGSI tem o prazer de estar na vanguarda desta aplicação tecnológica e em breve partilharei mais exemplos de aplicabilidade.
Tal como disse acerca do facto de o típico assistente de atendimento ao cliente ter os dias contados, a experiência de loja de um cliente está prestes a mudar drasticamente.
Hugo Farinha
Marketing e Inovação