Um recente estudo da Microsoft revela que a nova Era Digital trouxe uma grande nova característica para o humano: a mesma capacidade de Atenção que um Peixe. Não parece bom, pois não?
Depois de sondar 2000 pessoas e monitorizar a atividade cerebral de 100 pessoas, a Microsoft concluiu que apesar de a nossa capacidade de multitasking ter aumentado bastante, a janela de tempo em que nós nos conseguimos manter atentos está muito mais reduzida.
No ano 2000, a capacidade de atenção das pessoas envolvidas no estudo estava nos 12 segundos, enquanto que atualmente caiu para os 8. Um segundo abaixo dos 9 nos Peixes.
A quantidade de estímulos digitais que recebemos de diversificadas fontes, que superaram todas as expectativas existentes, providenciam-nos uma enorme capacidade de saber e agir, mas retiraram-nos o poder de maior foco em determinada tarefa.
O que é certo, é que enquanto o peixe dá uma volta ao aquário, provavelmente já olhamos para o nosso telemóvel duas vezes.
Hugo Farinha
Marketing e I&D